14 de mai. de 2011

Dia Internacional da Mulher

Este texto foi feito para um concurso do Jornal ao Globo sobre o dia Internacional da Mulheres de 2011.

A minha redação foi uma das 30 escolhidas e como prêmio tive direito a participar de um encontro com a escritora Martha Medeiros, na Casa do Saber, no Rio de Janeiro. Eu sou muito fã dela e fiquei muito feliz!!!




Dia Internacional da Mulher
Confesso que até ontem eu me questionava sobre a validade de existir o Dia da Mulher. Na verdade eu até considerava esse dia um tipo de preconceito e discriminação e não entendia termos “um dia” para a gente.

Porém hoje pela manhã ouvi na televisão que a origem desse dia está associada a um incêndio que houve em uma fábrica em 25 de março 1911, no qual a maioria dos trabalhadores mortos eram mulheres costureiras.

Segundo a Wikipédia a origem desse dia é bem mais complexa do que esse evento isolado... O fato é que o que ouvi na televisão e o que li a respeito me fizeram repensar a minha opinião e humildemente concordar que esse dia é sim muito importante e tem um simbolismo forte e necessário. Ele exprime anos de sofrimento e injustiças sofridas pelas mulheres, que infelizmente não podemos considerar que ficaram no passado.

Apesar de toda a independência e conquistas que nós mulheres conseguimos ao longo desses anos, temos que concordar que ainda existe preconceito contra o sexo feminino.

É claro que hoje, em algumas partes do mundo, esse preconceito é sutil e disfarçado pela modernidade e pelos avanços do mundo. Já em outras partes ele continua ostensivo e legitimado por razões incompreensíveis e totalmente contestáveis.

Não preciso de muito tempo para pensar em um exemplo clássico de discriminação da modernidade, pois me vem logo à mente o mercado de trabalho em que a mulher ganha um salário menor que o do homem, mas em compensação tem uma carga horária e uma cobrança por desempenho igual ou até maior que o masculino. Isso é quase inacreditável, mas é a mais pura realidade.

Quando penso nas outras partes do mundo onde não existe sutileza nenhuma no preconceito contra a mulher, também é fácil e rápido achar exemplos. Em países da África até hoje existe a mutilação da genitália feminina, mais precisamente do clitóris, com o propósito de evitar o prazer da mulher. Mais triste ainda é na China, onde encontramos um índice altíssimo de abandono de bebês meninas.

Pensando em tudo isso, precisamos e muito do Dia Internacional da Mulher para celebrar todas as conquistas alcançadas, que com certeza não são poucas e nem foram fáceis de conquistar, pois o preconceito muitas vezes vem de onde menos se espera. Não raro as próprias mulheres são a fonte desse preconceito. Isso não é exagero. Tenho certeza de que se você pensar um pouco vai identificar alguém do seu círculo de convivência que se encaixa perfeitamente nesse papel.

Também precisamos desse dia para continuar conscientizando o mundo de que ainda há muito que se fazer para erradicar esse preconceito e subjugação retrógrados que não têm o menor sentido, uma vez que somos todos de uma única raça: nós somos seres humanos, e é essa a incontestável verdade absoluta.


Rio de Janeiro, 07 de março de 2011

Leite Derramado

Cansei de pensar no leite derramado... Vou sair para viver!!! Rosane Liporace